O sutiã é uma peça utilizada diariamente, com o intuito de trazer sustentação, conforto e praticidade. Contudo, escolher o tamanho ideal do sutiã não é uma tarefa tão simples assim. O sutiã ideal é aquele do tamanho correto de acordo com as suas medidas e que lhe traz liberdade para realizar as tarefas cotidianas. Por isso, entenda a importância do tamanho do sutiã ideal, como calcular e os modelos ideais de acordo com o tamanho.
Olha só sobre o que vamos falar:
Qual a importância do tamanho do sutiã?
Você provavelmente já sentiu algum tipo de desconforto ao usar um sutiã. Seja por não trazer a sustentação necessária, apertar ou mesmo não dar o “up” desejado no decote. Todos esses problemas podem ser resolvidos ao medir o seu corpo e assim descobrir qual é o tamanho ideal de sutiã para você.
Apesar de ser uma peça que fica por baixo das roupas, o sutiã é uma peça fundamental para a sustentação e conforto ao longo do dia. Mas muito além do desconforto, usar o tamanho inadequado de sutiã pode provocar problemas de saúde, por exemplo, prejudicar a circulação sanguínea da região.
Os desconfortos relacionados à falta de sustentação também podem trazer outros problemas, como dores nas costas, nos ombros e até mesmo dores crônicas se o tamanho errado continuar em uso por um longo período. Portanto, escolher o tamanho ideal de sutiã vai muito além da aparência e do conforto.


Como calcular o tamanho do sutiã?
Para calcular o tamanho do sutiã você vai precisar de uma fita métrica e se posicionar em frente a um espelho para se orientar. Também é importante anotar as medidas para não correr o risco de esquecer. Veja como medir.
1. Meça o tórax
Sem sutiã, posicione a fita métrica na região abaixo dos seios e dê a volta por todo o tórax, mantendo a fita sem folgas. Esse é o tamanho das suas costas.
2. Tamanho do busto
Em seguida, passe a fita ao redor do busto, na parte mais volumosa. Mantenha a fita firme, mas sem apertar.
3. Verifique a tabela de numeração
Agora, confira a tabela de tamanhos para descobrir o seu. Basta cruzar as medidas do tórax e do busto para descobrir o tamanho mais recomendado. Lembre-se que a numeração varia de acordo com cada marca.


Modelos ideais para cada tamanho de sutiã
Mas existe um modelo de sutiã ideal para cada tamanho? A resposta é sim! Isso porque, para os tamanhos maiores, é preciso garantir a sustentação em primeiro lugar. E se você deseja trazer mais formato para o busto, escolher o modelo ideal vai te ajudar. Por isso, saiba qual modelo ideal para você.
- Meia-taça: estrutura de sustentação ampla, ideal tanto para tamanhos maiores ou menores que desejam um up nos seios. Para mais sustentação, use os modelos com bojo.
- Triângulo: possui alças finas e sustentação média. Os modelos com bojo garantem mais sustentação para os tamanhos maiores.
- Sem alças: une os seios, desenhando o busto, com possui baixa sustentação. Indicado do PP ao M.
- Strappy: confortável, média sustentação, com alças finas. Ideal do PP ao M.
- Alongado: confortável, comprimento longo, alças largas e alta sustentação. Indicado do G ao XXG.
Também podemos pensar nos tipos de taças e a correlação entre elas e os tamanhos. Entenda mais:
- Taça A: PP-P ou 38-40
- Taça B: M ou 42.
- Taça C: G ou 44.
- Taça D: GG ou 46.
Gostou do conteúdo? Acesse o site da Tintimates e veja mais dicas sobre moda íntima.